Matheus

Matheus
Vídeo (Homenagem para Matheus)

domingo, 1 de outubro de 2017

7 anos desde o crime. 2.557 dias.

Hoje é um dia de reflexão sobre a violência e a impunidade. Faz 2.557 dias que o crime aconteceu, um crime hediondo e super torpe e muito covarde, contra um jovem menino que sempre amou e respeitou a todos. Matheus era a personificação da bondade, e não sou apenas eu a mãe que falo isso, esta é a opinião de todos que conviveram com ele, pois todos viam a integridade e a bondade que o Matheus amanava. Matheus era puro amor e cheio de luz! 

Os criminosos eu sei, e muita gente sabe, quem são, e está tudo no processo da investigação, apenas acontece que ainda respondem em liberdade porque aqui no Brasil a lei é muito devagar, mas muito mesmo. Mas a lei existe, então vamos caminhando, um dia de cada vez, até chegar o dia do tribunal. Até lá os criminosos vão gastando com advogados e disfarçando a vergonha na cara de serem assassinos, e assim será para toda a vida deles. Seria tão melhor para todos se os criminosos tivessem seguido os conselhos dos pais, aqueles ensinamentos básicos que eu tenho certeza que todos os pais ensinam, que é amar e respeitar a sí e aos outros.

De uma coisa eu tenho certeza, os criminosos estragaram a vida de muita gente, inclusive a deles.


terça-feira, 26 de setembro de 2017

Hoje Matheus faria 24 anos!

Há 24 anos eu tive a experiência mais incrível que se pode imaginar, recebi pela primeira vez em meus braços meu filho Matheus. Naquele momento se formou uma relação de amor eterno. Matheus é tudo o que se pode imaginar de bom, um filho atencioso, querido, educado e estudioso. Tenho muito orgulho do filho que eu criei porque nele contém os ensinamentos de paz e amor que são fundamentais para a felicidade da pessoa e de todos ao redor. Todo esse potencial está lá, de 26 de setembro de 1993 até 1 de outubro de 2010, Mas se foi, assim simplesmente, partiu tão cedo, tão jovem e tão cheio de saúde.... partiu sem querer e sem perceber.... se foi para o outro lado onde eu não posso mais vê-lo crescer, ouví-lo e tocá-lo...

Esse ser imensamente amado e do bem foi morto por assassinos que hoje comemoram bestialmente o êxito do crime que praticaram. E eu me pergunto, que país é esse? Que lugar é esse onde assassinos ficam impunes? Temos leis para que? E sempre lembrando que a falta de estrutura nas instituições favorece apenas aos criminosos.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

6 anos e 10 meses

Nada mais é como antes e nada mais será como foi até o dia 1º de outubro de 2010. Homicídio é uma barbaridade, é muito triste, é sem palavras...

"Quem souber
Dizer a exata explicação
Me diz como pode acontecer
Um simples canalha mata um rei
Em menos de um segundo

Ó, minha estrela amiga
Por quê você não fez a bala parar?"

Canção de Milton Nascimento

quinta-feira, 1 de junho de 2017

A impunidade é o fim do mundo.

De certa forma o adiamento da data do primeiro julgamento foi bom, porque até hoje eu não superei esta tragédia e não me sinto preparada o suficiente para a ocasião. Talvez eu nunca mais esteja bem e preparada o suficiente, mas é claro que estarei presente no momento, seja a data que for e espero que não demore muito. Entendo que para contribuir melhor no julgamento eu preciso estar muito serena. Desejo do fundo do meu coração que até lá eu esteja melhor e que acabe essa sensação de estar vivendo num pesadelo, o pior pesadelo, aquele em que um filho é assassinado.

Esse crime é a minha maior dor e perplexidade. Nunca senti tamanha dor de perda, tanta saudade e tão grande indignação com a falta de empenho imediato da polícia em investigar um assassinato. Quando três dias após o crime eu me dirigi até a delegacia de homicídios para saber se já haviam investigado o crime, fiquei sabendo que nem haviam começado nada. Que tem criminosos no mundo isso eu sei, é só observar o cotidiano, porém, que um assassinato esteja tão banalizado pelos nossos governantes foi uma constatação chocante. Eu acredito que a sociedade desconhece os dados da impunidade, pois nos meios de comunicação sempre aparece a notícia da quantidade de assassinatos, que está em torno de 60 mil/ano no Brasil, porém não há divulgação de que mais de 90% desses assassinatos sequer foi investigado. Ou seja, existem milhares de assassinos livres e impunes, vivendo como se nada tivessem feito, como se fossem pessoas boas. Matam por inveja, por despeito, por ganância, por ignorância ou por qualquer outro motivo. E fazem de conta que não fizeram nada e torcem para nunca serem desmascarados.

Eu entendo que um assassinato, seja de quem for, deve ser apurado de imediato, com todas as forças da Polícia Militar e Civil. Mas não foi isso que eu ví. Sem dúvida as polícias carecem de recursos, tanto de pessoas como de materiais. Somente quando o assassinato for tratado como crime grave pelo Poder Público, aí sim poderemos sonhar com uma sociedade mais segura e justa. Pois é muita injustiça que uma vítima perca a sua vida e os assassinos fiquem livres e impunes. A impunidade é o fim do mundo.


Matheus - 6 anos - ano 2000

sexta-feira, 12 de maio de 2017

¨6 anos e 7 meses...2.414 dias

O tempo transcorre e nada muda a tragédia deste crime, Matheus não volta mais. Disso eu tenho consciência e venho aprendendo a lidar, dia após dia, com a falta dele em minha vida. Só posso dizer que é muito difícil ter consciência da perda de um filho por conta de um assassinato. Isso causa uma indignação imensa e cuja dor eu procuro aliviar lembrando das palavras de Jesus, que na cruz usou da compaixão diante de cegueira de seus algozes e disse "Pai, perdoa-os porque eles não sabem o que fazem". Sim, só a compaixão para nos fortalecer, e para eu poder sorrir e seguir em frente ensinando meus filhos a viverem sempre no caminho da simplicidade e da paz interior. Sofremos muito a falta do nosso querido e amado Matheus. Somos todos vítimas deste crime bárbaro.

Na hora em que soube que o julgamento havia sido adiado eu achei ruim, mas depois refletindo melhor e me inteirando do motivo do adiamento eu concordei que devemos andar devagar, mas sempre com constância, firmeza e  inteligência. Hoje em dia, após 6 anos e meio, há muito mais tecnologia para reanalisar os vídeos e demais materiais que a polícia obteve na investigação. Afinal, justiça é o que se quer. Trata-se de um homicídio voluntariamente praticado e todos que participaram deverão ser punidos diante da lei dos homens. E, acima de tudo, Deus ama o direito e a justiça!

terça-feira, 18 de abril de 2017

A data do Júri foi adiada

Acabei de ser informada que a data do julgamento foi adiada, então ainda não temos a nova data. Sempre lembrando que este crime ocorreu há 6 anos e meio, e foi premeditado e contra um menor. Tanta morosidade e tanta moleza aos criminosos assassinos é o fim do mundo. E isso só piora o cenário da violência em nosso país.

Só para a gente ver a diferença de tratamento entre nós cidadãos anônimos e os famosos. Uns 2 meses após o assassinato do Matheus houve o caso das fotos da atriz Carolina Dieckmann onde um "hacker" roubou fotos íntimas do computador dela. Lembro bem que a polícia nacional se mobilizou e em poucos dias já conseguiram identificar e prender o criminoso.  Em nosso país, fotos de famosos são mais importantes que a vida de um anônimo. Isso é o fim do mundo para mim. Me desculpem o desabafo de mãe.

Estou acompanhando o nosso caso e assim que eu tiver novidades eu informarei. 


domingo, 16 de abril de 2017

Falta 1 mês para o julgamento

Hoje foi mais um dia difícil de viver, dia de Páscoa, uma data que outrora era comemorada com muita alegria em família. E novamente faltou o Matheus neste dia especial, um ser querido que a todos alegrava com seu jeito leve, bondoso e feliz. Cada dia, cada data e cada comemoração já não é igual, há sempre a ausência do Matheus... Nosso amado Matheus estaria agora com apenas 23 anos, jovem e cheio de vida. Mas, por conta do crime, faz 6 anos e meio que a cada dia tentamos aprender a conviver com a ausência da presença tão amada do Matheus em nossa vida...

O que nos ajuda é termos família, amigos e fé. Essa é a nossa fortaleza e juntos queremos justiça.

O tribunal do júri está próximo, será dia 15/05/17, em novo horário, às 13h30. 


quarta-feira, 15 de março de 2017

Faltam 2 meses para o julgamento

A dor da perda de um filho por assassinato é impossível de superar. Não há nada que me faça achar normal alguém tirar a vida de outra pessoa. Matheus era um filho maravilhoso, um menino tranquilo, estudioso, super pacífico e vivia em paz com todos. Como pode surgir em nossas vidas uma pessoa tão podre capaz de armar um crime contra o Matheus? Justo ele que sempre foi tão educado e atencioso. Quem são essas pessoas que foram capazes de compactuar com esse crime tão covarde? Assim, vivendo um dia de cada vez, seguimos confiantes na justiça e rumo ao julgamento do primeiro suspeito, que em sua estupidez humana, compactuou neste crime. Agora faltam 2 meses...


sábado, 18 de fevereiro de 2017

Faltam 3 meses para o julgamento deste crime bárbaro

Havia um universo de amor entre a família e o Matheus, era amor que se dava e se recebia, uma alegria em estar juntos e sonhar juntos sobre a vida que construíamos para nós. Então veio o crime e ficou um imenso vazio difícil de suportar, no qual há momentos em que até a respiração fica difícil, então é preciso sentar e fechar os olhos para não se perder nesta imensa dor da saudade de um filho tão amado. Matheus estaria agora com apenas 23 anos e tinha a vida inteira pela frente... a vida dele, única, intocável e que era toda para ele!!!

Agora faltam 3 meses para o julgamento e no qual não haverá vencedores, mas sim apenas perdedores. Todos perdemos. Os criminosos perderam quando cometeram esta barbaridade leviana. E nós quando ficamos sem o Matheus e sem o seu amor incondicional por todos.




terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Faltam 4 meses para o julgamento

Enfim chegou o ano de 2017 e o número tem a ver com os 17 anos que o Matheus recém havia completado quando foi covardemente assassinado sem mais nem menos. Matheus só tinha 17 anos e 5 dias. Era um jovem de uma integridade imensa, estava sempre atento para ajudar o próximo e estar em sua companhia era muito agradável. A família e os amigos sentem demais a falta dele. Que barbaridade que os criminosos fizeram, que barbaridade.

Enfim está chegando o dia que eu espero desde 1º de outubro de 2010, a data do julgamento dos assassinos, assim, um por um serão desmascarados perante a sociedade e pagarão a pena que lhes cabe. Deus ama o direito e a justiça. E a sociedade também.